EXEGESE DE JOÃO 4:10







1.  INTRODUÇÃO

            O objetivo deste estudo,  é fazer uma  exegese do texto de João 4:10, trazer uma explicação do que quer dizer este versículo, extraindo do texto e contexto o significado da palavra DOM.  




2


2.  EXEGESE DE JOÃO 4:10 

Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.

Dom = Donativo; dádiva; benefício.

      Para dar início a esta exegese é importante lembrar o por que dos Samaritanos não se comunicarem com os Judeus, no texto vemos a declaração da própria Samaritana:  Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.( João 4:20).          
        Ao norte de Israel, onde ficavam as dez tribos, e  Samaria que ficava bem no meio daquele território e durante muitos anos ela foi a capital daquele reino norte de Israel, que alternou entre o norte da Galileia e a cidade de Samaria, sendo porem Samaria a capital daquele reino norte de Israel.
      O reino do Norte foi levado cativo, mas os judeus, que garantiram o retorno de todos eles, assim os isolaram e evitaram contato! E esse processo de isolamento só cresce de tal modo que eles se sentem indignos de serem chamados de judeus, diz a bíblia que todos que se casaram com estrangeiros(as) foram deixados fora dos livros e das genealogias oficiais. E esse processo de isolamento aumentou dentro deles o desejo de não perderem a sua relação com a história de Israel, porque eles também se sentiram filhos de Israel; mas como eles não podiam ir até Jerusalém, porque lá eles eram casados com estrangeiros(as) “mistiços”  , eles iniciaram seus próprios cultos, seus próprios lugares santos, faziam seus sacrifícios sobre o monte Jerezim (que significa palavra de benção), tinham seus altares, o que para os judeus já era um escândalo, porque para eles sacrifícios só podiam ser feitos no templo em Jerusalém.
     Voltando ao texto, o que se vê é que Jesus tinha o interesse de quebrar essa rivalidade religiosa, há princípio a mulher Samaritana o Criticou por ele lhe pedir de beber, neste instante começa nossa exegese deste texto, Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (João 4:9).  A resposta de Jesus foi com intuito de quebrar a rivalidade espiritual daquela época,  (Se tivesses conhecido o dom de Deus)  Dom tem um significado de Donativo; Donativo é o fruto de uma doação. Ou seja é algo doado sem ônus, de um indivíduo para outro (Se tivesses conhecido o “Donativo”  a “doação” de Deus) Outro significado de dom é dádiva; (Se tivesses conhecido a “Dádiva”  de Deus) e por fim mais um significado é  benefício; (Se tivesses conhecido o “benefício”  de Deus) ou seja Jesus apresentou-se a ela como o Salvador de Israel, o Messias esperado, o Filho de Deus, e que não era mais necessário ficar preocupado com adorações litúrgicas em apenas um lugar ou outro, não era o lugar mas a forma de  adoração, para que não houvesse dúvida de que Ele era o verdadeiro dom de Deus, Ele ainda disse a mulher:(se soubesse quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e Ele te haveria dado água viva.)   
         A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. Somente um ser Divino pode dar vida, como  Ele próprio disse quem beber dessa água (da fonte) voltará  a ter sede, mas quem beber da água que eu dou jamais tornará a ter sede, porque a água que eu dou se fará nele uma fonte de águas  a jorrar para a vida eterna. Jesus se apresentou aquela mulher como o ser Supremo vindo direto de Deus como dom, ou seja, Cristo não veio a terra porque Deus sentia que devia alguma coisa a humanidade. Esta visão parece ser mais consistente, pois mostra a pessoa de Cristo como foco do dom, e não como algo que ele tenha trazido consigo.   




3



            3. CONCLUSÃO        

        
       Compreende-se que há vários dons de Deus, a salvação é recebida através da graça. A graça é um dom de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” A fé é um dom de Deus e não do homem, mas não está sendo falado dos dons naturais que uma pessoa possua, mas do próprio Cristo como foco, Ele próprio é o dom de Deus que nos deu a salvação pela graça, Jesus é esta graça que não vem de nós é dom de Deus.





4



             4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         

Bíblia de Estudo Palavras-chave Hebraico e Grego
Rio de Janeiro: CPAD, 2011,  4ª Edição