MISSÃO INTEGRAL

 INTRODUÇÃO

         Missão integral está relacionada com a expressão e vivência e fé em Jesus  por parte da igreja, de uma forma não dividida e em todos os aspectos da vida. Não é somente uma questão de que o evangelismo e o envolvimento social devam ser feitos de forma simultânea  Ao invés disso, na missão integral a nossa proclamação tem consequências sociais ao motivarmos as pessoas a amarem e se arrependerem em todas as áreas da vida. O nosso envolvimento social tem consequências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo.
           Mas esta missão está  em  crise,  o compromisso  e a compreensão com o papel missionário no mundo não tem acontecido como deveria acontecer, a crise se tornou mais aguda nas épocas e nos contextos sociais em que a igreja não admitia  que estava em crise, veremos a seguir um breve resumo da missão integral da igreja.  

2  

MISSÃO INTEGRAL


            Vemos duas fases de crise de missões em várias épocas, chamamos aqui uma delas de crise na missão contemporânea, um dos fatos desta crise pode se dar no fato da Ásia ser grandemente não cristã, neste caso chegando a ser dois terços da terra habitável, a crise não se limita aos tempos passados mas permanece nos dias atuais, os esforços missionários da igreja sempre permanece em todas as circunstância, certo é que a igreja no Brasil positivamente poderia tirar proveito no fato da Ásia ser não cristã e apostar nesta grande obra missionária.
              Na grande maioria a crise é falta de definição, ou seja, falta de saber o que fazer, onde fazer,  por onde começar, para piorar o termo missão não aparece escrito na bíblia, por isso a falta de definição; para muitos o termo missão vai além do ide de Jesus, é preciso uma série de regras a serem seguidas, a quem abordar, de que forma abordar,  onde abordar, que palavras serão usadas ao abordado etc, outros no entanto, definem o ide de Jesus na simples forma de evangelizar, ou seja, abordam pessoas na praças, ruas, ônibus começam com algumas palavras simples, bom dia, Está frio,quente ou vai chover, e assim começa a evangelizar a pessoa abordada, aí vem as perguntas: Evangelizar não é missão?  Ou o inverso? Missão não é evangelizar? O certo é que, missão sendo evangelização, ou evangelização sendo missão, a igreja num âmbito geral se encontra em falta, tanto para aqueles que impõe regras a fazer missões, quanto aos que dispensam regras, ambas as partes se encontram faltosos no quesito “Ide por todo o mundo”.
              A outra crise chamamos de crise na missiologia contemporânea  para alguns talvez esta seja a grande causadora da crise missionária, os missiólogos do passado eram desprovidos de recursos tecnológicos para desenvolver seu trabalho, ainda hoje com tanta tecnologia a que se vê é falta de recurso para esta grande obra, pois a missiologia é uma ciência interdisciplinar, abrange as disciplinas  bíblicas, teológicas e históricas, ética, a hermenêutica, ciência da religião e ainda disciplinas seculares como antropologia, a sociologia a estatística e a comunicação.
            A missiologia é responsável a ajudar a igreja e o missionário  com relação a missão, levar em conta o contexto missionário para que o evangelho transmitido de forma clara, sem ferir princípios da própria evangelização de Cristo, isto também sem ferir a cultura, a forma de vida das pessoas estudadas pelo missiólogo, afim de obter resultados de transformação de vidas, que por meio de suas culturas e forma de levar a vida ferem os princípios bíblicos e do Cristianismo, é preciso a igreja acordar para não parar por completo de evangelizar, ou fazer missões, não deixar que a crise atrapalhe o evangelho de Cristo a ser anunciado a toda a criatura.      


                                             

3


           Há uma divergência entre os biblicistas e os missiólogos quanto a interpretação da palavra de Deus, não há até o dia de hoje muita concordância entre os estudiosos sobre a relação da missiologia e as disciplinas bíblicas em geral, observa-se que o missionário é uma bênção para todas as pessoas que ele encontra pela palavra que ele traz, mas também pelas atitudes tomada perante as pessoas. Se animado pelo Espírito Santo, ele irradia os frutos do Espírito Santo, “amor, alegria, paz, bondade, paciência, mansidão...” (Gálatas 5, 22).


         Estamos aqui diante de uma atitude importante do missionário, conhecer e se adaptar à cultura das pessoas que ele vai encontrar, embora já se encontra na página anterior, mas em outro contexto, a primeira atitude do missionário é a compreensão, abraçar a maneira de se comportar, de pensar do outro, levar a boa nova da fé em Jesus Cristo, não é levar a nossa cultura, o nosso modo de viver a fé. É, antes de tudo, permitir o encontro entre a pessoa e Jesus. Mesmo não encontrando escrito missão na bíblia estamos diante de algo que pode  justificar o missiólogo diante dos biblicistas, pois o missiólogo é responsável de preparar o caminho para este missionário, a luz da bíblia cumprir o que mandou Jesus (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) Marcos 16:15-16



4
  
 CONSIDERAÇÕES  FINAIS           


            O presente  resumo teve como objetivo avaliar a missão da igreja a luz da palavra de Deus  observando a crise na missão contemporânea, e também uma outra crise chamada de crise na missiologia contemporânia, o que pode ter sido a causa desta crise. Baseando-se na leitura missão integral, foi descrito aqui as funções dos missiólogos, igreja e  evangelistas, um conflito dos missiólogos com os biblicistas.
           E o que se pode tirar deste texto é uma grande reflexão a respeito do que esta sendo feito para ampliar a obra da igreja nestes últimos dias, (Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.) Mateus 9:37-38, será que estamos realmente  trabalhando de acordo com a vontade de Deus? A seara está aí, é preciso formar grandes missionários para ir a serviço de Deus nesta grande missão.      




5


                                                  REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


                 

Www.bibliaonline.com.br
Missão Integral. Uma Teologia Bíblica/ C Timóteo Carriker. - São Paulo: Editora Sepal,1992.












0 comentários:

Postar um comentário