Mar da vida

"E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança." (MC 4:39)
Se o mar da vida estiver agitado, ficaremos seguros se Jesus estiver no Barco. Ele acalma o vento, o mar, pode trazer sossego para sua alma. Tenha uma excelente semana.
Bom dia!!!
PR Reginaldo Gonçalves.

Resultado de imagem para Mar da vida

Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão

"Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"(Lc 19:8-10)
Nossa meditação hoje lembra a história de um homem rejeitado por causa do seu ofício, por ser pecador, este homem havia chegado no limite, não queria mais viver a vida que estava vivendo, com uma atitude pouco esperada, diante das adversidades, esforçou para ver o liberador, esforço recompensado por Jesus. Não sei qual tem sido seu esforço para encontrar um escape para sua vida, mas sei que como acusavam Zaqueu, também te acusam, mas vale a pena se esforçar, pois como houve recompensa a Zaqueu pelo esforço, o mesmo Jesus te recompensará, Ele vai até sua casa trazer alívio, e o mais importante, salvação.
Lembre- se pecador acusando pecador, Jesus Cristo justificando pecador, somos justificados pelo seu sangue!!!!!
Bom dia!!!!
Jesus entrou na sua casa.
Pr Reginaldo Gonçalves.

exegese do texto de Gênesis 1.1,2 (Teoria do inetervalo)

                                                                                                                                                   
                                                              1.  INTRODUÇÃO                                                              

            O nosso objetivo  é fazer a exegese do texto de Gênesis 1.1,2  respondendo a uma pergunta: O que aconteceu no intervalo entre os versículo 1 e 2, que conhecemos como teoria do intervalo, fazendo uma boa leitura e pesquisa da palavra de Deus teremos uma boa resposta.  


                                                                                                                                                   

                                                   2. EXEGESE DE GÊNESIS 1.1,2

      Para dar início a esta exegese será preciso separar algumas palavras para dar seus significados, para poder compreender melhor estes dois versículos.
      No princípio: Se refere ao princípio do universo: a origem do tempo e matéria, mas o que significa princípio?
  -Significado de Princípio: No hebraico tem alguns significados como: Primícias, melhor, principal, mais excelente e  primeiro fruto, mas no dicionário aurélio é Começo ou origem.      
    - Significado de Criar:  Tirar do nada, dar existência, Gerar, formar.
    - Sinônimo de forma: aparência, arquitetura, aspecto, configuração, conformação, disposição, feitio, figura, maneira, modelo, modo, molde, sistema, sorte e talho.
    -Significado de Trevas:  Privação ou ausência de luz; escuridão completa, noite.
    -Significado de Mover :  Fazer mudar de lugar; remover, dar ou comunicar movimento, agitar, pôr em movimento.
   -Significado de Pairava:  adejava; aplainava, esvoaçava; planava; revoava; revoluteava; voava; voejava.

      Observa-se que o primeiro versículo da  bíblia, mostra que não havia nada, já começa com a palavra princípio, quer dizer no começo criou, criar dar existência do nada, o que vem contradizer a teoria do intervalo, uma teoria que acredita que Deus criou o planeta  com todos os animais, incluindo os dinossauros e outras criaturas que conhecemos apenas por fósseis, segue a teoria,  dizendo que aconteceu algo que destruiu a terra por completo e há quem especule que foi a queda de satanás ao planeta terra, e assim tornou-se sem forma e vazia. A esta altura, Deus começou tudo de novo, recriando a terra em sua forma de paraíso como descrito no primeiros capítulos de Gênesis.
       Entende-se que pela palavra de Deus a terra veio a existência, com o significado das palavras- chave poderemos entender melhor,  no começo Deus trouxe a terra a existência do nada, e a terra era sem aparência ou arquitetura, e havia ausência de luz,  o Espírito de Deus voava  sobre as águas.
       Se para a teoria do intervalo a existência de fósseis aconteceu com a queda de satanás isso significa que a morte, doenças e todo o tipo de  sofrimento eram comuns bem antes da queda de Adão em pecado.    
        No entanto, a Bíblia contradiz esta versão, a palavra de Deus revela  que foi o pecado de Adão  que introduziu morte, doenças e sofrimento a todo tipo de vida, principalmente à  humanidade: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).  Assim sendo conclui-se que seria improvável qualquer outro acontecimento antes da existência da terra, que não seja a obra do próprio Deus, trazendo do nada a existência de tudo.



                                                                                                                                                 
                                                      3. CONCLUSÃO      

       Ao concluir a exegese pode-se intender que é no versículo 2 que Deus começa a explicar exatamente como Ele criou o universo. Primeiramente uma massa de matéria foi criada. Ela era "sem forma e vazia". Esta expressão mostra que a terra não tinha formato e só havia vácuo. Nos dias que se seguiram a criação, Deus deu forma a massa que hoje nós conhecemos por Terra. Ele então a encheu com plantas e animais.



                                                                                                                                                 
                                           4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  


Bíblia de Estudo Palavras-chave Hebraico e Grego
Rio de Janeiro: CPAD, 2011,  4ª Edição      



Discipulado Cristão

                                                                                                                                                   
                                                              1.  INTRODUÇÃO                                                              

            O nosso objetivo é fazer uma resenha acerca do desafio de fazer discípulo, desafio que com o passar dos anos está sendo aos poucos desprezado e ignorado por muitos líderes, mas graças  a Deus existem muitos que não entregam os pontos e estão dispostos a continuar nesta tarefa que nunca foi e está longe de ser uma tarefa fácil.

                                                                                                       
                                           
                                          2.  O DESAFIO DE FAZER DISCÍPULOS

        Eduardo Elmasian  começa seu discurso fazendo uma colocação muito interessante, quem nunca sentiu aquela sensação negativa que nos sobrevêm quando nos confrontamos com a ideia de confiar nossa vida às mãos de outrem, dentro do contexto da família Cristã.
        Ele enfatiza sua colocação deixando a  mostra sua indignação com líderes que se desqualificam com a perda da autoridade decorrente de seu envolvimento em pecados.
          Sabemos que nenhum ser humano pode ser perfeito em qualquer área que este venha atuar, os líderes também não serão! Existem erros no líder que não o desqualifica ,  mas podem com certeza tirar a credibilidade diante de  seu liderado, os pontos que são sempre avaliados, ou subjugado em um primeiro contato,  são aqueles que deverão fazer parte do relacionamento do líder e liderado, pois quer sejam bons ou ruins eles serão sempre colocados a mesa, ou em pratos limpos, pois o líder não pode simplesmente dizer a seu liderado para não faltar aos cultos sem que ele também vá! Isto sempre será cobrado do lider que faltar com qualquer uma de suas palavras; Ele sempre me diz para ir mas ele mesmo não vai! Esta não seria  a colocação do liderado.
         É preciso muito mais do que credibilidade, por mais simples ou complexa que esta venha ser, é preciso viver uma vida de santidade com Deus pois a jornada é muito longa e árdua.
        Eduardo Elmasian enfatiza também a origem do discipulado, este não é exclusividade do novo testamento mas teve início ainda no antigo testamento, Moisés teve um discípulo mais chegado que era Josué, ainda mais setenta anciãos a quem delegou autoridade, ele mostra muitos ainda no antigo antes de mencionar outros no novo testamento, isto é muito interessante pois cai por terra a teoria de muitos em dizer que eles buscam recurso próprio para discipular alguém, isto  se torna muito perigoso pois não se sabe qual o material que este “discipulador”vai usar, sabemos que nossas regras de fé são ditadas pelas sagradas escrituras e não por um certo “discipulador”.
          Eduardo Elmasian faz uma divisão muito interessante que muito nos chama a atenção, os métodos de discipular ele divide em fases, colocando a primeira como aprendizagem, ele enfatiza que o discípulo precisa ter um coração receptivo ao ensinamento, pois se torna muito difícil  ensinar alguém que já acha que sabe tudo.
            A Segunda fase é a santificação, Eduardo Elmasian diz que esta fase é a etapa mais sensível na vida do discípulo, um nível de ensino mais difícil pois toca o mais íntimo do seu ser,  Elmasian ainda destacou que o Senhor com a santificação planeja uma representação qualificada, homens de caráter, trabalhadores, polidos para refletir a sua glória, esta fase trás uma transformação completa na vida do discípulo, molda  seu caráter, sua vida, trás uma mudança de atitude, fazendo com que ele venha corrigir  concepções erradas aprendidas antes do discipulado.
                                                                                                                                           
            Na terceira fase Elmasian destaca a necessidade do discípulo fazer outros discípulos, e assim ele chama esta terceira fase de: A reprodução.
             Todo discípulo precisa chegar a etapa da reprodução diz Elmasian, o ser humano nasce, cresce e se reproduz por uma questão de lógica e necessidade. O discípulo, igualmente, precisa alcançar a maturidade para reproduzir em outros o que o Espírito investiu em sua vida, concordo com esta colocação, mas é imprescindível ao líder passar ao discípulo a responsabilidade que ele terá de se reproduzir, levando em conta as outras fases para que este possa reproduzir bons frutos, bons discípulos, lembra-lo que esta fase tem pontos positivos mas também negativos, ele não pode tentar fazer as vezes de Deus, mudar a vida de seu discípulo, este papel cabe ao Espírito de Deus, violar a  privacidade do aluno, desgasta a  relação entre lider e discípulo, cabe ao mestre mostrar ao discípulo as verdades da palavra de Deus, e não forçar a este o reconhecimento sem a ação do Espírito de Deus, para que este reconheça que Jesus é o único caminho da salvação.          


                                                                                                                                                 
                                                      3. CONCLUSÃO      

       Ao concluir esta resenha, entende-se que o desafio de fazer discípulo é muito maior que se possa imaginar, somente aqueles que vivem diariamente este desafio, sabem realmente dar valor e medir o cuidado para continuar este trabalho árduo na certeza de que será recompensado por seu esforço e dedicação.  Ter a certeza que o discípulo chegou ao verdadeiro Deus, trás um grande regozijo a alma do discipulador, pois este foi alcançado pelo amor infinito do Senhor Jesus, que, através de sua vida, ele chegou a este relacionamento de paz e santidade com Deus.  


                                                                                                                                               
                                           4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  


O desafio de fazer discípulos - Eduardo Elmasian - Editora Betânia - Primeira Edição, 1993

O que guarda a sua boca preserva a sua vida

"O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína." (Pv 13:3)
Quantas vidas destruídas por palavras, famílias em ruínas, amizades perdidas. As vezes reclamamos a falta de carinho, de companheirismo, falta de compreensão dos nossos pais, (só sabe me chamar a atenção). Esquecemos que a correção é um lindo gesto de amor. "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido." (Pv 12:1). Que possamos receber a correção dos nossos pais, do nosso Deus, na certeza do cuidado com nossas vidas. Que possamos guardar os nossos lábios para não cairmos em ruínas, quando abrirmos a boca seja para abençoar.
Bom dia na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pr Reginaldo Gonçalves.

Não estejais ansiosos quanto à vossa vida

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? (MT 6:25,26)
A ansiedade tem levado muitos a perderem as coisas boas da vida, não vivemos, os filhos crescem, as estações do ano se vão, aquele momento ímpar que tanto esperamos, chega e se vai, nem percebemos.
A palavra de​ Deus hoje é um bálsamo, não há necessidade de ficarmos preocupados com o amanhã, nem pela comida, vestes e o que beber, o Senhor diz que somos mais importantes que as aves do céu, assim elas comem sem ajuntar em celeiros, se deixarmos a ansiedade veremos as crianças crescerem, as estações do ano, e, aquela data tão esperada será mais que especial, viva hoje, não se preocupe com o amanhã, nosso Deus já está lá preparando tudo pra você.
Bom dia!!!!!!!!
Pr Reginaldo Gonçalves.

Resultado de imagem para Não estejais ansiosos quanto à vossa vida

Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido

"Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido." (João 11:21)
Vivemos dias em que as pessoas perderam a esperança, a fé, quase não há mais credibilidade no ser humano, precisamos urgentemente mudar esse quadro, as pessoas estão perdendo o tempo com coisas fúteis, sem nenhuma necessidade, matam e se entregam a morte por nada, mas existem pessoas que mesmo sofrendo, na dor, encontram forças para se levantar, Maria confiava no Senhor, mesmo com toda confiança, no momento ela estava desacreditada diante da situação, "se o Senhor estivesse aqui'' as dificuldades nos tornam insensíveis, e não nos deixam ouvir o que o Senhor nos diz: "não te disse que se creres verás a glória de Deus?" (Jo 11:40) Jesus aproximou do sepulcro e ressuscitou o irmão amado de Marta e Maria, mesmo diante da morte dos seus sonhos e projetos não desanime, o Senhor está pronto a fazer o impossível na sua vida, faça como Marta, lavante, Jesus se aproxima da sua casa, corra ao seu encontro, Ele está pronto para lhe ouvir.
Tenha um excelente dia.
Bom dia na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
PR Reginaldo Gonçalves.
Resultado de imagem para Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido

Relatos de um desviado


      Eu era feliz e não entendia, se por um instante a tristeza me alcançasse, um simples louvor alegrava meu coração, enfrentei muitas situações difíceis, e venci quase todas, quase todas porque não resisti as bandejas que foram postas diante de mim, quando me dei conta, estava distante da presença do Senhor, já não tinha mais forças para orar, o sorriso sincero começou a me faltar, um vazio muito grande invadiu o meu ser, mas não era falta de amigos, eu os tinha, falta de emprego, também não, simplesmente estava sem alegria no viver, mas não compreendia por que causa essa tristeza amargurava minha alma, se nada me faltava, então sobreveio os piores pesadelos, procurei algo para preencher esse vazio, quando então me deparei com o pior estado da minha existência, me envolvi com drogas, prostituição, topava qualquer parada para preencher esse detrimento, não estava mais suportando, comecei a perder os amigos, a família, perdi meu emprego, o choro já era constante, já não havia mais solução para esse viver deprimente, quando me lembrei, que de todas as dificuldades que enfrentei, eu acreditava em um Deus, Ele me sustentava, eu vencia, agora sem força e vigor o que me resta é a morte, quando me lembrei do filho pródigo, decidi pedir por misericórdia, meus pecados passavam como um filme perante meus olhos, quando me lembrei de que o sangue de Jesus Cristo purifica de todo o pecado, prostrado, clamei por socorro, pedi ao Senhor para me purificar, e Deus com sua infinita misericórdia me estendeu suas mãos.
Essa é uma adaptação das histórias que ouvimos quase todos os dias, não são relatos de minha própria vida, são milhares de pessoas que vivem nesse estado, mesmo não sendo desviado do evangelho, existe um vazio dentro da sua alma, que nada preenche, não desanime ainda há esperança. "Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos."
(Jó 14:7)
Jesus é o único que pode preencher o vazio da sua alma, Ele pode lhe dar a alegria para viver.
Jesus te ama.
"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. " (SL 34:19)
Bom dia na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Escrito por PR. Reginaldo Gonçalves.



Resultado de imagem para "Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. "

Porque pedimos e não recebemos?

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera," ( Efésios 3:20)
Como tem sido nossas orações? Pedimos e não recebemos? Estamos ansiosos em busca da resposta de nossas orações? Há como pedimos!!! Mas se Deus pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, onde está a tão esperada resposta do que pedimos?
A resposta pode ser muito simples se levarmos em conta os pedidos feitos, "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4:3)
Muitos dos nossos pedidos são pedidos egocêntricos, sem se preocupar com aqueles que nos rodeiam, simplesmente para alegrar nossa carne, vivemos um mundo individualista, pouco importamos com os demais, "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo." (Tiago 1:27) que possamos fugir da corrupção deste mundo, esquecendo os pedidos​ egocêntricos, pedindo por aqueles que nada tem, se possível socorre-los, e Deus fará por nós infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Bom dia na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pr Reginaldo Gonçalves


Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz.

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
Isaías 60:2 Isaias 60:1,2
As trevas cobriram a terra, muitos já foram tomados pela escuridão, dominados pelo medo, sem perspectivas de vida, perderam a direção, muitos desonestos, sem pudor, a palavra de Deus hoje pra você é de ânimo, levanta-te, e resplandece... Só resplandece aqueles que tem luz, o mundo precisa de pessoas que dê direção, nada muda se você não muda, se continuares prostrado não verão a luz que há em ti, ''Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto'' Mt 5:15. Levanta-te, mostre a glória do Senhor que nasceu sobre ti, alcance os lugares mais altos, para que, aqueles que se encontram perdidos se direcionem.
o mundo precisa de luz, seja você essa luz que o mundo precisa.
Bom dia!!!!
Pr Reginaldo Gonçalves

Os pensamentos de Deus.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jr 29:11
As vezes que mais ouvimos são pessoas reclamando que Deus as abandonaram, de que Deus não as amam, até dizem que Deus ama mais outros e elas não.
Isso é uma inverdade, Deus nos ama incondicionalmente, independente da cor e raça, posição social e intelectual, Ele não olha a aparência, o problema é sempre o próprio homem, Deus avisou por intermédio do profeta que o império da Babilônia iria reinar sobre Jerusalém, mas eles deram créditos aos falsos profetas e não acreditaram, e mesmo cativos não acreditaram que ficariam na Babilônia por setenta anos, Deus falou Ele é fiel para cumprir, Deus revela seu imenso amor ao seu povo, "os meus pensamentos são pensamentos de paz e não de mal,..."
Que possamos neste primeiro dia da semana rever nossos conceitos, e entender que, o que passamos são nossas próprias escolhas, o mal em nossas vidas é exatamente a ausência de Deus, que possamos agradar a Deus para assim fazer cumprir em nós os seus pensamentos de paz.
Bom dia!!!!!
Pr Reginaldo Gonçalves

ÉTICA GERAL E CRISTÃ.



                                                                                                                                                                   
                                       1.  INTRODUÇÃO                                                               

            O objetivo desta pesquisa, é definir as  idéias pós-modernas que proporcionaram a elaboração de algumas alternativas éticas dando um exemplo de cada uma delas sendo: o Antinomismo, o Generalismo, o Situacionismo, o Absolutismo não Conflitante, o Absolutismo Ideal e o Hierarquismo 




                                     2. O ANTINOMISMO                                                


        O Antinomismo (gr. Anti=contra; Nomos=lei, literalmente contra a Lei ou contra o sistema da Lei),
        Uma questão fundamental que move as ações das pessoas sejam ações morais ou imorais é a questão da necessidade. Essa é a que aborda as grandes polêmicas existentes sobre as atitudes humanas,  seguindo esta descrição de Antinomismo, o que se  pode  observar  nesta história como exemplo? Mentir é errado? Geralmente sim. Mas se a mentira for seguida de algo responsavelmente maior, como:
       Um homem x foi preso porque a família y o viu cometendo um assassinato com z, então a família y o denunciou, e, x foi preso por assassinar z, porém x prometeu que assim que cumprisse a pena iria tirar a vida de toda a família y. Então ao cumprir a pena x foi solto, em um dia conseguiu uma arma, e no outro dia foi matar toda a família durante a noite. O vizinho w é um cristão assíduo e ao ouvir o barulho de tiros foi observar o que seria tal barulheira na noite, então a família y pede para se esconder em sua casa. Nesse meio tempo os vizinhos abrem suas portas para ver o que está acontecendo, então x vai de casa em casa perguntando onde a família y tinha se escondido, e quando chega na casa do cristão w ele mente, dizendo que não havia ninguém na casa dele, mentiu para preservar a vida de toda a família y. X foi preso mais uma vez pela polícia e a família y foi poupada, w foi o responsável pela salvação da família, porém tornou-se um pecador perante a sua congregação. O antinomismo afirma não haver norma, ou seja, não há regra geral, então para essa ótica a atitude de w foi algo normal. Já que mentir nem é certo, nem é errado. Porém o antinomismo não tem proporção ética significativa já o que observamos é que sem lei o mundo seria um caos, sem responsabilidade haveria um tumulto geral.
          Embora seja complicado esta questão da mentira,  Abraão também mentiu  por medo de morrer, (E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.)  Gênesis 20:1-2, o que se sabe desta história é que Deus teve misericórdia do Rei e não o deixou pecar por causa da mentira de Abraão, então sabe-se que mentir é pecado e não há regras para praticar a mentira.      


                                   3.  GENERALISMO

         A maioria das posições éticas evita a posição antinomista contra todas as normas objetivas. Uma maneira de fazer isto sem condenar a mentira é sustentar que mentir é, geralmente, mas não sempre, errado. Este ponto de vista será chamado generalismo. Ou seja: mentir é errado como regra geral, mas há ocasiões em que a regra deve ser quebrada, visto quando um bem maior é realizado, e salvar uma vida é certamente um bem maior. Que a pessoa não deve contar uma mentira é objetivamente significante mas não é universal. Nalgumas circunstâncias, a pessoa deve mentir. Logo, este princípio moral (e outros também) é geralmente, mas não universalmente, válido. Ou seja: dentro do alcance dos princípios éticos, são objetivamente válidos. Mas as normas éticas não são universais, há exceções.
           Existem muitas razões possíveis para sustentar o generalismo, as normas éticas não são universais mas, sim, admitem algumas exceções. Uma razão básica é que, havendo duas ou mais normas gerais que entram em conflito (tais como contar a verdade e salvar vidas) as duas não podem aparentemente ser universais. Pareceria que deve haver pelo menos uma exceção a pelo menos uma delas, visto não ser possível seguir as duas. E se houver exceções a todas elas (ou mesmo todas menos uma), então não há muitas normas universais. Na melhor das hipóteses, todas (ou pelo menos uma) as normas éticas objetivas devem ser gerais, mas não podem ser, todas elas, princípios universais.
          Se falar a verdade for somente uma norma geral, então quando é correto mentir? O generalista pode responder a isto de diferentes maneiras. Uma resposta comum é sugerir que é correto mentir quando o mentir realizará um bem maior do que não mentir. Esta abordagem é utilitária. O mentir é utilizado para levar a efeito um maior bem para um número maior de pessoas. Outra razão porque alguém pode considerar contar a verdade apenas uma normal geral, mas não universal, é que há um princípio excedente para se observar, devido ao qual às vezes é necessário contar uma mentira. Se, no entanto, houver pelo menos uma norma universalmente objetiva.
          Conclui-se que segundo os Generalistas se a mentira for por um bem maior afim de salvar alguém, mentir não é errado, ou seja mentir por um bem maior não é mentir, é salvar vidas.






                                     4.  SITUACIONISMO

             O ponto de vista de que há uma só norma universal diante da qual às vezes é correto mentir, é realmente, um absolutismo, mas por razões circunstanciais será chamado de situacionismo. É chamado de situacionismo não somente para distingui-lo doutras formas de absolutismo (que sustentam que há muitas normas universais, em contraste com somente uma) mas também porque os defensores do ponto de vista lhe dão esse nome. O nome "situacionismo" é algo descritivo. Lembra-nos que, visto que as circunstâncias são tão radicalmente diferentes, pode haver somente uma norma universal capaz de adaptar-se a todas elas. Argumenta, pois, que só uma coisa pode ser verdadeiramente universal a todas as situações. Se houvesse mais de uma norma universal, haveria um conflito, e uma exceção teria de ser feita para resolver o conflito. E se uma exceção pode ser feita a todas as normal menos uma, então somente uma norma pode ser verdadeiramente universal.
Quanto à mentira de Bucher para salvar vidas, o situacionista afirma que é certa, porque o Comandante Bucher estava agindo de acordo com a norma mais alta e a única verdadeiramente universal. Frequentemente se diz, embora não necessariamente, que é uma norma absoluta do amor. Segundo esta maneira de declarar a norma, Bucher estava justificado por mentir por amor. Mentir era a coisa amorosa para se fazer a fim de salvar aquelas vidas. Sua mentira é julgada certa porque está de acordo com a única norma ética absoluta que existe, viz. o amor. Uma mentira poderia ser errada se fosse contada sem amor,  (de forma egoísta, para encobrir o mal da própria pessoa). Mas se a mentira for contada com altruísmo, por amor aos outros, então é moralmente correta, conforme a norma do amor.
        Segundo este ponto de vista, o fim realmente justifica os meios, se os "meios" forem a norma do amor. Na realidade, somente o fim justifica os meios. Nada, pois, senão a norma absoluta do amor torna um ato moralmente correto. E nada senão a falta do amor torna um ato moralmente errado, ou seja, mentir por amor  segundo os situacionistas é correto.



                                           
                                  5. ABSOLUTISMO NÃO-CONFLITANTE

        Existe o ponto de vista de que há muitas normas universais válidas que nunca conflitam realmente entre si. Esta posição será chamada de absolutismo não-conflitante. Pode haver um conflito aparente entre duas normas éticas, mas nunca um conflito entre deveres. Há sempre uma terceira alternativa ou um modo de cumprir uma das normas sem desobedecer à outra. O domínio de cada norma ética tem sido ideal ou providencialmente alocado a ela de modo que nunca realmente coincida parcialmente com o de outra norma universal. Isto significa, por exemplo, que o mentir e o matar nunca entram realmente em conflito. Sempre se pode contar a verdade sem realmente tirar a vida doutra pessoa inocente. Tanto o mentir quanto o matar sempre são errados.
          Há várias coisas que segundo a história de Bucher poderia ter feito de modo consistente com esta posição, mas em circunstância alguma deveria ter contado uma mentira para salvar as vidas da sua tripulação. Poderia ter mantido silêncio. Ou seja: poderia ter-se recusado a fazer qualquer confissão falsa. Ou, poderia ter falado a verdade mas não ter falado a mentira de que sua embarcação estava nas águas territoriais coreanas quando não estava realmente ali. Se esta confissão não fosse aceitável aos interrogadores, então Bucher e seus homens teriam de sofrer as conseqüências de contar a verdade e rogar misericórdia. Ou, poderia ter orado pedindo a intervenção divina para eliminar o dilema.
            Mas as consequências de contar a verdade não são um mal maior. a matança de pessoas inocentes? Uma resposta direta a este dilema, que é perfeitamente consistente com esta posição (de que há muitas normas universais não-conflitantes), é que matar é errado, mas contar a verdade que leva outra pessoa a matar não é errado. Quer dizer, Bucher não tinha dilema moral algum. Sua escolha não era: "Contarei uma mentira ou matarei?" Pelo contrário, sua escolha era: "Contarei uma mentira ou permitirei a possibilidade de que outra pessoa seja morta?" E visto que Bucher não poderia ter certeza absoluta de que os norte-coreanos matariam sua tripulação, e visto que ele pessoalmente não estaria matando, ele seria absolvido da responsabilidade moral. Segundo este ponto de vista, Bucher não poderia ser considerado moralmente culpado pelo mal que outros homens fariam porque ele contara a verdade. Na realidade, os proponentes deste ponto de vista podem apelar a algum tipo de teleologia ou providência que diz que um mal maior nunca virá (ou pelo menos em última análise, não imediatamente) por causa de guardar uma norma universal. Em termos teístas, Deus sempre providenciará um modo de escape de modo que a pessoa ou não terá de mentir ou um mal maior não virá do contar a verdade.
      Conclui-se que no ponto de vista dos absolutistas não-conflitante as regras não conflitam entre sí, pois  não será  preciso mentir, e assim no ponto de vista dos teistas Deus dará o escape.



                                     6. ABSOLUTISMO IDEAL

        É difícil achar exemplos nítidos desta  posição. Aparentemente a posição é mais frequentemente falada e subentendida do que escrita claramente. Mesmo assim, porque é tanto uma posição possível como uma que tem algumas implicações e consequências específicas, especialmente na ética cristã, merece atenção.
             Doutrinas Básicas do Absolutismo Ideal Visto que exemplos específicos desta posição ética são raros,  porém  não se deve subentender que todos os homens citados em conexão com este ponto de vista realmente são proponentes dele. As referências serão  usadas com base na sua semelhança com uma ou mais das doutrinas básicas ou associadas do absolutismo ideal, conforme  é explicado aqui. Na elaboração propriamente  dita deste ponto de vista, serão tiradas conclusões que são consideradas consistentes com as premissas básicas.
           Há Muitas Normas Absolutas, a suposição mais básica do absolutismo ideal é que há muitas normas absolutas, muitos princípios éticos que nunca devem ser quebrados. A base desta suposição  pode ser, ou filosófica, ou teológica. A natureza absoluta destas muitas normas pode ser defendida filosoficamente como as Formas platónicas ou como o imperativo categórico de Kant. Teologicamente,
           É necessário também indicar que, do ponto de vista do absolutismo ideal, é sempre errado quebrar uma norma absoluta. Diferentemente da posição hierárquica, que está disposta a aprovar eticamente o passar por cima de normas inferiores, a fim de guardar normas superiores; o absolutismo ideal desaprova quebrar qualquer norma absoluta. Há várias razões para a adoção desta posição. Talvez a razão mais básica é que parece contraditório aos absolutistas ideais sustentar que uma norma é tanto um absoluto ético, quanto uma norma que às vezes pode ser justificavelmente quebrada. Como pode ser universalmente válida se há algumas exceções legítimas a ela? Outra razão possível para sustentar que é sempre errado quebrar uma norma universal é que as consequências de assim fazer são más. Isto, no entanto, é um tipo de justificação pelos utilitaristas das regras, das normas por meio de atos que quebram as normas e que acabam não sendo atos intimamente errados, mas, sim, atos que, se fossem praticados de modo geral, trariam resultados geralmente maus.
           Lembra-se então que o absolutismo ideal  também dá direito ao homem de pecar pois,não é a questão de fazer o melhor de dois bens, mas, sim, é questão de cometer o menor dos dois males. Contudo a culpa de uma forma ou de outra estará sempre presente.


                                 
                                           7. HIERARQUISMO  


           O hierarquismo pode ser argumentado, há muitas normas éticas universais, mas que não são iguais na sua importância intrínseca, de modo que quando duas entram em conflito, a pessoa é obrigada a obedecer o mais alto dos dois mandamentos. Desta maneira, portanto, na escolha entre matar e mentir, sendo que as duas ações são universalmente erradas na ausência de qualquer conflito entre elas, devese escolher poupar a vida, por ser ela um valor intrinsecamente mais alto.
          Contar a verdade é bom, mas não ao custo de sacrificar uma vida. Segundo este ponto de vista, a mentira de Bucher foi certa, embora o mentir em si mesmo seja universalmente errado, porque há uma norma ética mais alta do que falar a verdade, que é salvar vidas. Bucher seguiu a norma intrinsecamente mais alta quando achou duas normas universais em conflito. A boa ação é sempre aquela que é a melhor.
        Baseada na escala relativa de valores que representam. Quando dois ou mais destes valores entrarem em conflito, a pessoa está isenta da sua obrigação, doutra forma inevitável, de uma norma inferior, tendo em vista a obrigação preferencial da norma superior, sem contrair para si mesmo culpa alguma.



                                            8.  CONCLUSÃO          

            Observa-se que no antinomismo, o que o próprio nome já diz, contra a lei, não há lei para se fazer algo, como mentir, no generalismo  se estas normas ou leis  entrarem em conflito  escolhe fazer o bem para todos, que no caso foi salvar vidas, e no situacionismo a regra maior é o amor, se a  mentira for por causa do amor está correto, enquanto no absolutismo não conflitante se diz que não pode haver conflito entre as regras, ou seja não sera necessário mentir para salvar vidas, pois Deus no ponto de vida dos teístas dará o devido escape nas situações adversas.
            No absolutismo ideal não se quebra uma regra absoluta, então o que se vê  não é a questão de fazer o melhor de dois bens, mas, sim, é a questão de cometer o menor dos dois males. Já no Hierarquismo se segue a lei maior, porque há uma norma ética mais alta do que falar a verdade, que é salvar vidas. seguir a norma mais alta quando achar duas normas universais em conflito a boa ação é sempre aquela que é a melhor.    
         A ética do Reino de Deus, fundamentada nos princípios bíblicos e cristãos, sempre prevalecerá e produzirá um bem maior para os indivíduos e para a sociedade em geral, através da vida daqueles que se comprometem com Deus e com a sua palavra.



         
                                 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         


Internet
                     

Http://itaragildo.blogspot.com.br/2011/09/apostila-etica-crista-cap-3.html
Pesquisa realizada no dia 16/06/2012

http://blogdoaddson.blogspot.com.br/2009/02/alternativas-eticas-cristas.html
Pesquisa realizada no dia 18/06/2012

http://www.josemarbessa.com/2009/08/etica-crista-i.html
Pesquisa realizada no dia 18/06/2012

Http://miqueiaspr.vilabol.uol.com.br/eticacrista.pdf
Pesquisa realizada no dia 18/06/2012


                                     

Quão amável são os teus tabernáculo.

Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos!
A minha alma suspira! sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. Salmos 84:1-3
Ainda existem muitos que sentem prazer em estar na casa do Senhor, como é bom sermos bem recebidos na casa de outrem, a alegria de estar nos altares era contagiante, os olhos brilham com o prazer de estar em um lugar agradável, a alegria nos faz agregar valor a coisas tão simples, "até o pardal encontrou casa, a andorinha, encontrou ninho...", belo poema para começar o nosso dia, e fazermos um análise de onde realmente devemos estar, encontre guarida, vida, segurança e tudo mais que precisar para fazer da sua vida uma alegria contagiante, esteja sempre nos altares​ do Senhor dos exércitos.
Bom dia!!!!!
Pr Reginaldo Gonçalves
Resultado de imagem para Quão amável são os teus tabernáculo

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
Lamentações 3:21
Como você está se sentindo hoje?
Sem esperança?
Sem alegria?
Sem forças?
As lutas e dificuldades da vida nos deixam assim, não dá pra demonstrar alegria o tempo todo, as vezes sorrimos, mas, lá dentro só Deus sabe como está, o profeta Jeremias também sentiu-se tão triste que relatou isso em Lamentações 3:20
"Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim."
O período de cativeiro da Babilônia o abatia, sentia a dor, isso continuamente lhe vinha a memória, mas, no verso 21 ele fala de algo que mudaria a situação, quero trazer a memória o que produz esperança.
Chega de ficar se deprimindo com lembranças de dor, chega de ficar sofrendo por aquilo que não volta mais, acorde, traz a memória o que produz esperança, a vida continua, e Deus está do seu lado dizendo, filho(a) eu te amo.
Bom dia!!!!!!
Pr Reginaldo Gonçalves.
Resultado de imagem para Quero trazer à memória o que me pode dar esperança

Se o Senhor não edificar a casa.

Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não vigiar a casa, em vão vigia a sentinela. SL 127:1
Perdemos muitas batalhas constantemente, isso porque resolvemos lutar uma batalha que não é para lutarmos, queremos tomar a direção de Deus em nossas vidas, observamos o texto acima, vai edificar, deixe o Senhor edificar, tudo que fores fazer, deixe na direção do Senhor, em todas as batalhas da vida ele irá orientar, mas só se estiver na direção de nossas vidas,
As batalhas perdidas sem o Senhor serão sempre uma decepção, com Ele, se perdermos, será sempre um aprendizado, não se entregue, apenas viva na direção do Senhor.
Deus cuida dos seus, nesta certeza tenham um ótimo dia na proteção do Altíssimo.
Bom dia!!!!!!
Pr. Reginaldo Gonçalves.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza!

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. SL 46:1
O que Deus tem sido pra você?
Na leitura devocional apenas lemos, agradecemos e sentimos felizes por ter lido a palavra do Senhor, na leitura analítica enxergamos muito além do devocional, pois primeiro Deus tem sido refúgio, o que significa?
Refúgio: Local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, sossego, lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo.
Segundo, Ele tem sido fortaleza!
Fortaleza: Característica de forte; força, vigor, robustez, lugar protegido e fortificado usado para proteger uma cidade.Em rápidas palavras; se você está em Deus, não precisa temer independente da situação, deixe Ele ser o refúgio e fortaleza para sua vida, e Ele será socorro presente.
Bom dia na graça de nosso Senhor Jesus Cristo!
PR Reginaldo Gonçalves



















O coração alegre aformoseia o rosto!!!!

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13 ..
Bom dia!!!!
Como está se sentindo hoje?
Feio(a)? Sem forças?
Somos destaque nas ruas todos os dias, quer pela alegria que contagia, ou o mal humor que muitas das vezes destila seu veneno, demonstrado o abatimento do espírito, mostrando um rosto desfigurado, sem paz, o remédio para dar forma bela ao rosto está em alegrar o coração, "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". (Pv 4.23). Não está fácil nestes últimos tempos, enfrentamos muitas dificuldades, mas não podemos perder a força, a alegria de viver, encontramos no Senhor a força para vencer, "...porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Jr 8:10 b.) Então sorria, mostre a beleza que existe dentro de você, floresça por onde passa, não se entregue a solidão, está triste, alegre esse coração, dê uma forma bela ao rosto.
Jesus te ama, tenha um excelente dia.
PR Reginaldo Gonçalves

Deus está cuidando de cada detalhe.

Salmo 30:5:
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Muitos fecham os olhos e esperam o amanhecer, só quem realmente está na prova sabe o que é uma noite de choro, parece que não passa de jeito nenhum, mas é preciso resistir pois logo o sol irá raiar e com ele a alegria.
Não desista jamais, creia que Deus está cuidando de cada detalhe, Ele está cuidando de cada dificuldade, Ele jamais despreza os seus.
Tenha uma semana de paz.
Bom dia!
Pr. Reginaldo Gonçalves

Ter um bom dia?

Ei! Bom dia! 
Ter um bom dia não quer dizer que não tropeçaremos em pedra, que deixaremos de encontrar com pessoas mal humoradas, ter um bom dia não quer dizer que iremos receber um abraço da pessoa amada, um aumento de salário, uma promoção na empresa, ter um bom dia não significa que o dia será apenas de sol, ter um bom dia vai além dos nossos limites, pois quem deseja ter um bom dia primeiro agradece a Deus por lhe dar a chance de abrir os olhos mais uma manhã, agradecer a Deus pelas dificuldades que irá enfrentar, muitos esquecem que a palavra do Senhor nos diz em Romanos 5:3-5
" 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." 
Ter um bom dia significa enfrentar qualquer dificuldade ou aproveitar as coisas boas que nos acontecem durante a vida, pois as tribulações nos tornam pessoas mais experientes e melhores a cada dia, os sorrisos serão sempre consequências da nossa vitória de cada dia, então tenha um bom dia agradecendo a Deus por mais uma vez te dar a oportunidade de batalhar neste dia, não se esqueça, com Deus somos mais que vencedores.

 Pr. Reginaldo Gonçalves