exegese do texto de Gênesis 1.1,2 (Teoria do inetervalo)

                                                                                                                                                   
                                                              1.  INTRODUÇÃO                                                              

            O nosso objetivo  é fazer a exegese do texto de Gênesis 1.1,2  respondendo a uma pergunta: O que aconteceu no intervalo entre os versículo 1 e 2, que conhecemos como teoria do intervalo, fazendo uma boa leitura e pesquisa da palavra de Deus teremos uma boa resposta.  


                                                                                                                                                   

                                                   2. EXEGESE DE GÊNESIS 1.1,2

      Para dar início a esta exegese será preciso separar algumas palavras para dar seus significados, para poder compreender melhor estes dois versículos.
      No princípio: Se refere ao princípio do universo: a origem do tempo e matéria, mas o que significa princípio?
  -Significado de Princípio: No hebraico tem alguns significados como: Primícias, melhor, principal, mais excelente e  primeiro fruto, mas no dicionário aurélio é Começo ou origem.      
    - Significado de Criar:  Tirar do nada, dar existência, Gerar, formar.
    - Sinônimo de forma: aparência, arquitetura, aspecto, configuração, conformação, disposição, feitio, figura, maneira, modelo, modo, molde, sistema, sorte e talho.
    -Significado de Trevas:  Privação ou ausência de luz; escuridão completa, noite.
    -Significado de Mover :  Fazer mudar de lugar; remover, dar ou comunicar movimento, agitar, pôr em movimento.
   -Significado de Pairava:  adejava; aplainava, esvoaçava; planava; revoava; revoluteava; voava; voejava.

      Observa-se que o primeiro versículo da  bíblia, mostra que não havia nada, já começa com a palavra princípio, quer dizer no começo criou, criar dar existência do nada, o que vem contradizer a teoria do intervalo, uma teoria que acredita que Deus criou o planeta  com todos os animais, incluindo os dinossauros e outras criaturas que conhecemos apenas por fósseis, segue a teoria,  dizendo que aconteceu algo que destruiu a terra por completo e há quem especule que foi a queda de satanás ao planeta terra, e assim tornou-se sem forma e vazia. A esta altura, Deus começou tudo de novo, recriando a terra em sua forma de paraíso como descrito no primeiros capítulos de Gênesis.
       Entende-se que pela palavra de Deus a terra veio a existência, com o significado das palavras- chave poderemos entender melhor,  no começo Deus trouxe a terra a existência do nada, e a terra era sem aparência ou arquitetura, e havia ausência de luz,  o Espírito de Deus voava  sobre as águas.
       Se para a teoria do intervalo a existência de fósseis aconteceu com a queda de satanás isso significa que a morte, doenças e todo o tipo de  sofrimento eram comuns bem antes da queda de Adão em pecado.    
        No entanto, a Bíblia contradiz esta versão, a palavra de Deus revela  que foi o pecado de Adão  que introduziu morte, doenças e sofrimento a todo tipo de vida, principalmente à  humanidade: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).  Assim sendo conclui-se que seria improvável qualquer outro acontecimento antes da existência da terra, que não seja a obra do próprio Deus, trazendo do nada a existência de tudo.



                                                                                                                                                 
                                                      3. CONCLUSÃO      

       Ao concluir a exegese pode-se intender que é no versículo 2 que Deus começa a explicar exatamente como Ele criou o universo. Primeiramente uma massa de matéria foi criada. Ela era "sem forma e vazia". Esta expressão mostra que a terra não tinha formato e só havia vácuo. Nos dias que se seguiram a criação, Deus deu forma a massa que hoje nós conhecemos por Terra. Ele então a encheu com plantas e animais.



                                                                                                                                                 
                                           4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  


Bíblia de Estudo Palavras-chave Hebraico e Grego
Rio de Janeiro: CPAD, 2011,  4ª Edição      



0 comentários:

Postar um comentário