Discipulado Cristão

                                                                                                                                                   
                                                              1.  INTRODUÇÃO                                                              

            O nosso objetivo é fazer uma resenha acerca do desafio de fazer discípulo, desafio que com o passar dos anos está sendo aos poucos desprezado e ignorado por muitos líderes, mas graças  a Deus existem muitos que não entregam os pontos e estão dispostos a continuar nesta tarefa que nunca foi e está longe de ser uma tarefa fácil.

                                                                                                       
                                           
                                          2.  O DESAFIO DE FAZER DISCÍPULOS

        Eduardo Elmasian  começa seu discurso fazendo uma colocação muito interessante, quem nunca sentiu aquela sensação negativa que nos sobrevêm quando nos confrontamos com a ideia de confiar nossa vida às mãos de outrem, dentro do contexto da família Cristã.
        Ele enfatiza sua colocação deixando a  mostra sua indignação com líderes que se desqualificam com a perda da autoridade decorrente de seu envolvimento em pecados.
          Sabemos que nenhum ser humano pode ser perfeito em qualquer área que este venha atuar, os líderes também não serão! Existem erros no líder que não o desqualifica ,  mas podem com certeza tirar a credibilidade diante de  seu liderado, os pontos que são sempre avaliados, ou subjugado em um primeiro contato,  são aqueles que deverão fazer parte do relacionamento do líder e liderado, pois quer sejam bons ou ruins eles serão sempre colocados a mesa, ou em pratos limpos, pois o líder não pode simplesmente dizer a seu liderado para não faltar aos cultos sem que ele também vá! Isto sempre será cobrado do lider que faltar com qualquer uma de suas palavras; Ele sempre me diz para ir mas ele mesmo não vai! Esta não seria  a colocação do liderado.
         É preciso muito mais do que credibilidade, por mais simples ou complexa que esta venha ser, é preciso viver uma vida de santidade com Deus pois a jornada é muito longa e árdua.
        Eduardo Elmasian enfatiza também a origem do discipulado, este não é exclusividade do novo testamento mas teve início ainda no antigo testamento, Moisés teve um discípulo mais chegado que era Josué, ainda mais setenta anciãos a quem delegou autoridade, ele mostra muitos ainda no antigo antes de mencionar outros no novo testamento, isto é muito interessante pois cai por terra a teoria de muitos em dizer que eles buscam recurso próprio para discipular alguém, isto  se torna muito perigoso pois não se sabe qual o material que este “discipulador”vai usar, sabemos que nossas regras de fé são ditadas pelas sagradas escrituras e não por um certo “discipulador”.
          Eduardo Elmasian faz uma divisão muito interessante que muito nos chama a atenção, os métodos de discipular ele divide em fases, colocando a primeira como aprendizagem, ele enfatiza que o discípulo precisa ter um coração receptivo ao ensinamento, pois se torna muito difícil  ensinar alguém que já acha que sabe tudo.
            A Segunda fase é a santificação, Eduardo Elmasian diz que esta fase é a etapa mais sensível na vida do discípulo, um nível de ensino mais difícil pois toca o mais íntimo do seu ser,  Elmasian ainda destacou que o Senhor com a santificação planeja uma representação qualificada, homens de caráter, trabalhadores, polidos para refletir a sua glória, esta fase trás uma transformação completa na vida do discípulo, molda  seu caráter, sua vida, trás uma mudança de atitude, fazendo com que ele venha corrigir  concepções erradas aprendidas antes do discipulado.
                                                                                                                                           
            Na terceira fase Elmasian destaca a necessidade do discípulo fazer outros discípulos, e assim ele chama esta terceira fase de: A reprodução.
             Todo discípulo precisa chegar a etapa da reprodução diz Elmasian, o ser humano nasce, cresce e se reproduz por uma questão de lógica e necessidade. O discípulo, igualmente, precisa alcançar a maturidade para reproduzir em outros o que o Espírito investiu em sua vida, concordo com esta colocação, mas é imprescindível ao líder passar ao discípulo a responsabilidade que ele terá de se reproduzir, levando em conta as outras fases para que este possa reproduzir bons frutos, bons discípulos, lembra-lo que esta fase tem pontos positivos mas também negativos, ele não pode tentar fazer as vezes de Deus, mudar a vida de seu discípulo, este papel cabe ao Espírito de Deus, violar a  privacidade do aluno, desgasta a  relação entre lider e discípulo, cabe ao mestre mostrar ao discípulo as verdades da palavra de Deus, e não forçar a este o reconhecimento sem a ação do Espírito de Deus, para que este reconheça que Jesus é o único caminho da salvação.          


                                                                                                                                                 
                                                      3. CONCLUSÃO      

       Ao concluir esta resenha, entende-se que o desafio de fazer discípulo é muito maior que se possa imaginar, somente aqueles que vivem diariamente este desafio, sabem realmente dar valor e medir o cuidado para continuar este trabalho árduo na certeza de que será recompensado por seu esforço e dedicação.  Ter a certeza que o discípulo chegou ao verdadeiro Deus, trás um grande regozijo a alma do discipulador, pois este foi alcançado pelo amor infinito do Senhor Jesus, que, através de sua vida, ele chegou a este relacionamento de paz e santidade com Deus.  


                                                                                                                                               
                                           4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  


O desafio de fazer discípulos - Eduardo Elmasian - Editora Betânia - Primeira Edição, 1993

0 comentários:

Postar um comentário